MMA e Embrapa lançam Rota dos Butiazais/RS

Um programa turístico que une preservação da biodiversidade, valorização cultural e geração de renda no bioma Pampa. Assim começa a Rota dos Butiazais, criada pela Embrapa Clima Temperado e apoiada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Nesta sexta-feira (20/11), o acordo para implantação do projeto será assinado na cidade de Tapes (RS).

Segundo o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Carlos Guedes de Guedes, trata-se de um avanço na agenda de valorização da sociobiodiversidade. “A Rota dos Butiazais envolve o comprometimento das comunidades com a restauração e a manutenção da vegetação nativa, além de gerar oportunidades de emprego e renda”, destaca. “Queremos iniciativas como essas em todos os biomas.”

Outros serviços – MMA e Embrapa assinam o Termo de Execução Descentralizada (TED) que prevê a destinação de R$ 300 mil para a implantação do projeto. “É uma proposta inovadora de conexão da biodiversidade com a possibilidade de oferta de outros serviços como turismo, gastronomia, artesanato e ecologia de paisagem”, explica o presidente da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon.

“Essa iniciativa irá fortalecer a identidade regional e a ligação das pessoas com seu território, ao estimular um novo olhar sobre os recursos naturais”, aponta Pillon. Ele lembra o vínculo dos butiazais com a cultura gaúcha, por meio do ditado “Me caiu os butiá do bolso” (fiquei impressionado, estupefato). Por serem frutas tão pequenas, os butiás cairiam dos bolsos da pessoa que parasse de supetão.

A rota inclui fazendas e pequenas propriedades familiares. No município de Tapes (RS), por exemplo, uma propriedade privada está preservando 700 hectares com 70 mil plantas de butiás por meio de manejo sustentável. Na área, convivem gado e butiazais, que são cercados em alguns pontos e de onde os animais são retirados quando as plantas estão na fase de crescimento inicial.

A cerimônia de assinatura do TED será no Sindicato Rural de Tapes (RS), com a presença do secretário Gudes de Guedes do MMA, do presidente Pillon da Embrapa Clima Temperado e do prefeito de Tapes, Silvio Rafaelli. Após a cerimônia, haverá uma tarde de visita aos butiazais da região de Tapes. A proposta é articular, no futuro, a expansão da rota com os países vizinhos Argentina e Uruguai.

O que é – Butiá é um gênero de palmeira (Arecaceae) que ocorre na América do Sul, cujas espécies se distribuem no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. No Brasil, encontram-se nos biomas Pampa, Mata Atlântica e Cerrado. Os ecossistemas de butiazais têm grande valor ambiental e paisagístico. O fruto é utilizado na gastronomia, em comidas e bebidas, e na cosmética, com o óleo da semente. As folhas servem para confeccionar objetos de decoração e cestarias.

Fonte: Agência Brasil

[Galeria:40]