Sapiranga e Esteio são os primeiros municípios a aderirem à AGESAN

Agência de Regulação do Pró-Sinos tem início das atividades previsto para dezembro

Em solenidade na Prefeitura de Sapiranga na manhã desta quarta-feira (14.11) e com a presença de representantes da Corsan, os municípios de Esteio e Sapiranga assinaram o protocolo de intenções de adesão à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (AGESAN-RS), órgão ligado ao Consórcio Pró-Sinos e que deve iniciar suas atividades no mês de dezembro.

Agora, as duas administrações deverão apresentar projetos de leis para suas respectivas câmaras municipais, confirmando a adesão à Agesan. “Na próxima semana, outras cidades estarão assinando o termo de compromisso. Nossa expectativa é de que poderemos fazer a assembleia de instalação da Agência no mês que vem com um bom número de municípios”, explicou o presidente do Pró-Sinos, o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

Para ele, a criação da Agesan marca o início de uma nova fase para a regulação na Bacia do Rio dos Sinos. “Deixei para assinar juntamente com a prefeita Corinha para demonstrar o apoio de Esteio a esse projeto, cujo propósito é prestar um serviço mais qualificado de regulação a partir de 2019”, destacou.

Pascoal ressaltou que a regulação dos serviços de água e saneamento a partir de uma agência irá dar segurança a todos os entes envolvidos – prestadora de serviços, município e consumidor. “A Agesan vai atuar diretamente nos pontos em desacordo nessa relação. E é a regulação que pode fazer isso, oferecendo resultados mais rápidos para o cidadão”, definiu.

O superintendente Adjunto Regional da Corsan, Luciano Vieira Brandão, acredita que a relação com os prefeitos irá se estreitar com a agência. “Temos uma relacionamento bom com cada município, mas com a agência poderemos prestar um serviço ainda melhor, entregando mais resultados”, concluiu. A solenidade contou com a presença, também, da diretora Geral do Consórcio Pró-Sinos, Jéssica Madril, e da gestora do Departamento Financeiro da Corsan, Cláudia Maria Munhoz.