Em Seminário, Pró-Sinos entrega Planos de Saneamento a municípios

Em seminário realizado nesta quinta-feira,Fotos: Cristiane Franco na Unisinos, o Consórcio Pró-Sinos realizou a entrega dos Planos Municipais de Saneamento para Esteio, Sapiranga, Nova Santa Rita, Riozinho, Santo Antônio da Patrulha, Portão, Canela, Gramado e São Francisco de Paula.

No encontro com a participação de gestores municipais, Ministério Público, Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e técnicos do setor, o presidente do órgão, o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, destacou a importância do ato e ressaltou a necessidade de implantação de planos viáveis. “É preciso que os planos de saneamento sejam exequíveis. Do contrário, serão peças de ficção e que não atenderão os anseios de nossas comunidades”.

Resultado de um trabalho iniciado ainda em 2014 por técnicos do Pró-Sinos, os planos de saneamento para 21 municípios apresentam ações nos eixos de resíduos sólidos e drenagem urbana e manejo das águas pluviais, e nos eixos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O esforço foi reconhecido pelo promotor Regional do Ministério Público, Felipe Teixeira Neto. “Os planos foram discutidos com as comunidades, deixando de lado o famoso “copia e cola” que se percebia em outras regiões do Estado”, ressaltou.

Teixeira Neto disse, ainda, que a prioridade do MP é o saneamento básico para recuperação do Rio dos Sinos. “Estudos apontam que estamos na terceira mais poluída bacia do País, tendo o esgoto doméstico, ou se já, a falta de saneamento, como o maior causador da poluição do rio. Por tudo isso, a gestão da bacia deve ser regionalizado, e o Pró-Sinos tem sido um parceiro neste sentido”, definiu.

A superintendente da Funasa no Estado, Karla Viviane Silveira da Silva, disse que não faltam recursos para saneamento no País, mas sim, gestão e projetos. “Recursos existem, mas muitas vezes os gestores não sabem como atacar o problema. Estamos vivendo uma nova fase no Brasil, e é fundamental que os prefeitos aproveitem os Planos Municipais de Saneamento para desenvolverem seus municípios”, sublinhou.

O Seminário Para Implementação dos Planos Municipais de Saneamento da Bacia do Rio dos Sinos contou, ainda, com palestras na área de resíduos sólidos e oficinas para Dinâmica dos Planos de Saneamento.