AGESAN será instalada dia 19 de dezembro

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (AGESAN-RS) será instalada em Assembleia, no próximo dia 19 de dezembro, em encontro de prefeitos, no Consórcio Pró-Sinos. A decisão foi tomada na última quinta-feira (06), durante reunião dos municípios que haviam assinado protocolo de intenções para criação da agência anteriormente. “Deliberamos sobre o estatuto da Agesan e montamos uma comissão para a instalação da agência, formada pelos prefeitos de Rolante, Riozinho e Sapiranga”, explicou o presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

Em um primeiro momento, a Agesan iniciará suas atividades de regulação em saneamento em 11 cidades. “Capela de Santana e Ivoti, que não integravam a regulação do Pró-Sinos, também passarão a ser reguladas pela agência, que nasce com um potencial enorme de crescimento não apenas na Bacia do Rio dos Sinos, mas em todo Estado do Rio Grande do Sul”, ressaltou Pascoal.

Com isso, a agência passará a incorporar os trabalhos que já vêm sendo executados pelo Pró-Sinos, podendo abranger outras cidades de outras regiões do Estado. “A Agesan atuará de forma equidistante entre as concessionárias, usuário e prefeitura, a partir de critérios técnicos para regulação do saneamento”, finaliza o diretor Técnico do Pró-Sinos, Demétrius Gonzalez.