Pró-Sinos entrega Plano Regional de Educação Ambiental à Bacia do Sinos

O Consórcio Pró-Sinos realizou na manhã desta quinta-feira, em Caraá, a entrega do Plano Regional de Educação Ambiental com enfoque em Saneamento Básico.

A proposta tem como objetivos oferecer subsídios aos educadores ambientais para o planejamento e execução de ações educativas, bem como auxiliar para que cada município possa desenvolver seu plano local.

“Essa é uma ação inédita na Bacia dos Sinos e que busca reverter a longo prazo a realidade do nosso rio à qualidade da água que se tem em sua nascente, em Caraá”, disse o presidente do Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal.

Para ele, o plano é um documento de trabalho que precisa estar presente na vida de todos – agentes públicos, interlocutores ambientais e comunidades. “Não é para ser guardado em uma gaveta, mas sim, manuseado diariamente para que possamos fazer os ajustes necessários ao longo da caminhada”, finalizou.

A coordenadora do Programa Permanente de Educação Ambiental do Pró-Sinos Daniela Pinho Roque ressaltou a importância da participação da população na implementação da proposta. “O sucesso do plano depende diretamente do envolvimento da população. Por isso é fundamental que o poder público desenvolva ações que estimulem e permitam a participação das pessoas na preservação ambiental”, resumiu.

O ato teve as presenças dos prefeitos de Caraá, Nei Pereira dos Santos, de Rolante, Régis Zimmer, e de interlocutores ambientais da Bacia.