Com mais de 20 mil pessoas alcançadas, Programa Saneamento na Escola divulga vencedores

Iniciativa do Pró-Sinos envolveu pelo menos 32 escolas em oito municípios ao longo deste ano

O Programa Saneamento na Escola, promovido pelo Consórcio Pró-Sinos, divulgou nesta quinta-feira (1º/12), nas redes sociais, as escolas vencedoras da iniciativa. Ao longo deste ano, as ações alcançaram pelo menos 20 mil pessoas, 32 escolas e 64 professores.

No ensino infantil, as escolas municipais vencedoras foram a Escola Colorindo o Aprender, de Esteio, com pontuação 10 (1ª colocada); Escola Raio de Sol, de Esteio, com pontuação 9,5 (2ªa colocada) e Escola Beija-Flor, de Canoas, com pontuação 9,4 (3ª colocada).

Já no ensino básico, houve empate em 10 pontos entre as três primeiras e as colocações foram definidas pelos critérios de desempate. O resultado foi o seguinte: Escola Paulo VI, de Canoas (1ª colocada); Escola Duque de Caxias, de Campo Bom (2ª colocada) e Centro Municipal de Educação Ambiental, de Campo Bom (3º colocado).

As avaliações ficaram a cargo da equipe do Pró-Sinos e de profissionais ligados à área ambiental. As escolas ganhadoras serão contempladas com os selos ambientais Árvore (1º lugar), Broto (2º lugar) e Semente (3º lugar), de forma virtual. Ao longo do mês de dezembro, em datas e locais a serem definidos, as escolas vencedoras receberão os troféus, os alunos vencedores receberão medalhas e camisetas e as demais escolas receberão o selo de participação.

“O envolvimento de tantas pessoas nos dá a dimensão da importância de mobilizar a comunidade escolar em torno do tema do saneamento básico. Foi o primeiro ano que realizamos o programa a pleno e temos excelentes expectativas para 2023”, destaca o presidente do Pró-Sinos, prefeito Leonardo Pascoal.

Saneamento na Escola

O programa Saneamento na Escola é inspirado no programa português Eco Escolas, e é voltado a escolas municipais de ensino fundamental e de educação infantil de cidades consorciadas ao Pró-Sinos. As ações têm relação com os quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos. “A ideia é que a comunidade escolar se torne multiplicadora e a escola um espaço de sensibilização ambiental e de mobilização da sociedade”, explica a coordenadora.

Na iniciativa, conforme explica a coordenadora de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Deise Poeta dos Santos, os coordenadores de equipes recebem formação para apoiar no desenvolvimento de atividades que sensibilizem a comunidade sobre a conservação e a manutenção da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, incentivem a gestão correta de resíduos sólidos domésticos e a coleta seletiva, com triagem e reciclagem pela comunidade escolar, além do cultivo de composteiras nas escolas, cultivo de hortas e estímulo à redução de consumo de água.