Escolas serão pontos de coleta de eletroeletrônicos descartáveis

Uma parceria entre o Consórcio Pró-Sinos, a empresa Coopertec e as Prefeituras vai espalhar pontos de coleta de produtos eletroeletrônicos nas escolas dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Trata-se do projeto Escola Recicla Mais. Inicialmente, as “bags” estão sendo disponibilizadas em instituições de ensino de Esteio e, futuramente, também, em outros dos 27 municípios consorciados.

“O Pró-Sinos tem o propósito de conscientizar em torno da preservação do meio ambiente e uma das prioridades é o descarte correto dos resíduos. Essa iniciativa vai de encontro a isso e visa incentivar as pessoas a darem a destinação adequada aos eletroeletrônicos”, destaca o presidente do Consórcio e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal

Além da conscientização e da questão ambiental, a parceria ainda resultará em um benefício a mais para as escolas, uma vez que a Coopertec pagará às instituições de ensino pelo volume recolhido. Os pontos de coleta receberão itens como monitores, telefones fixos, celulares, baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras e até geladeiras.

Uma vez por semana, o material descartado será recolhidos pela Coopertec, que fará a triagem e o desmonte e repassará os produtos a empresas que reutilizam os materiais. A empresa de Canoas já trabalha nessa área com uma quantidade aproximada de 25 toneladas por mês.

O primeiro educandário a receber o projeto, através de parceria firmada com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SMEDMA) e de Educação (SME) com o Pró-Sinos e a Coopertec, foi a Escola Municipal de Educação Básica Santo Inácio. Assinaram o convênio, na quinta-feira (1º/12), os secretários Felipe Costella, da SMDEMA, e  Cláudia Kereski Ruschel, da SME, o diretor da Coopertec, José Crispim, e o diretor-geral do Pró-Sinos, Luciano Machado.

O Brasil, atualmente, é um dos países que menos reaproveita eletroeletrônicos no planeta: apenas 3% de todo o volume. No país, cerca de 25% das pessoas nunca descartaram esse tipo de resíduo em pontos de coleta. Os eletroeletrônicos possuem materiais como plástico, vidro, cobre e outros metais pesados que, se descartados de forma inadequada, podem ser prejudiciais à saúde humana.

fotos: Mateus Grechi