Pró-Sinos apresenta balanço das atividades e define orçamento para 2023

Com a missão de apoiar os municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos na formulação e cumprimento da política de saneamento, o Pró-Sinos encerra 2022 celebrando importantes resultados e avanços nas áreas técnica e de educação ambiental. O balanço das atividades do ano em que o Pró-Sinos completou 15 anos foi apresentado pelo presidente do consórcio e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, em Assembleia nesta terça-feira (20/12).

“Foi um ano que marcou positivamente os 15 anos do Pró-Sinos, à altura do que é a importância do consórcio para a nossa região. Executamos programas de enorme relevância na área técnica e demos sequência a iniciativas de educação ambiental que envolveram centenas de atividades e milhares de pessoas. O resultado é gratificante para todos nós”, destacou o presidente do Pró-Sinos.

Entre as principais ações, o presidente listou o contrato firmado com a Caixa Econômica Federal referente à estruturação do projeto de concessão do gerenciamento de resíduos sólidos, que teve a adesão de 14 municípios e cujo processo está em andamento. com benefícios como a modernização e o incremento na qualidade dos serviços e a redução dos custos por meio do uso de novas tecnologias e impactos ambientais positivos.

Em termos de realizações, o Pró-Sinos colocou o tema do saneamento básico na vitrine ao promover o 1º Congresso de Saneamento Básico, quando reuniu especialistas e debateu o assunto com candidatos ao Governo do Estado. Na mesma ocasião, foi apresentada a Carta de Canela, documento reunindo as intenções do consórcio para a próxima década, especialmente a partir das transformações que devem ocorrer por decorrência do novo marco legal do saneamento.

As ações voltadas à conscientização e à educação também foram lembradas pelo presidente. Entre todas as atividades realizadas por meio do Programa Permanente de Educação Ambiental, nas escolas, feiras, eventos, projetos, reuniões e mídias sociais, o Pró-Sinos atingiu um público de cerca de 87 mil pessoas, em 435 diferentes atividades.

Entre as ferramentas desenvolvidas, em 2022 foi ampliada a Plataforma de Monitoramento Espacial, que mede o índice de Qualidade da Água em 24 pontos representativos da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, com a inclusão de camadas para a mancha de inundação dos principais rios da bacia e novas páginas para a apresentação das atividades de Educação Ambiental e de Pontos de Entrega Voluntária da Logística Reversa.

Além de promover diversas atividades, o Pró-Sinos também esteve presentes em importantes eventos, entre eles a IFAT Munique, maior feira de saneamento do mundo, onde foram buscados subsídios para a estruturação da concessão de resíduos sólidos, e a Mostratec, onde participou com dois espaços e foi apoiador da premiação oferecida na feira.

 

Obra

Uma das principais conquistas para 2022 é a primeira sede própria do Pró-Sinos, que será inaugurada no próximo dia 28, no bairro Liberdade, em Esteio. A estrutura será exemplo de construção sustentável.

Orçamento

Além da apresentação da execução orçamentária de janeiro a novembro de 2022, foi aprovado o Orçamento Anual para 2023, com receitas e despesas fixadas em R$ 1.194.606,65.

Foto: Cristiane Franco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima