Pró-Sinos e Feevale promovem curso de capacitação na área do saneamento básico

Inscrições serão abertas na segunda quinzena de março a professores e profissionais da educação ambiental dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos

O Consórcio Pró-Sinos e a Universidade Feevale confirmaram para 2023 mais uma edição do projeto EducAÇÃO socioambiental na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. A iniciativa consiste na capacitação de professores das escolas municipais de ensino fundamental e educação infantil e demais profissionais que atuam com educação ambiental nas cidades consorciadas para que se tornem multiplicadores das ações de conscientização ambiental promovidas pelo Pró-Sinos junto às comunidades escolares.

Os professores e demais interessados que participarem do curso de capacitação estarão aptos a desenvolver junto às comunidades o programa Saneamento na Escola e a temática prevista para o segundo semestre deste ano dentro da iniciativa, na área do saneamento básico e com foco também na recuperação e conservação da Bacia Hidrográfica.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Deise Poeta dos Santos, a capacitação terá início na primeira quinzena de abril. As inscrições serão abertas na segunda quinzena de março. Para se inscrever, basta preencher o formulário que será disponibilizado a cada prefeitura (informações no e-mail prosinos.ambiental@gmail.com). O curso é totalmente gratuito, tanto para os participantes quanto para os municípios interessados em desenvolver as ações.

O curso deverá ser concluído em junho, coincidindo com a Semana Municipal do Meio Ambiente. Conforme explica a coordenadora do projeto pela Feevale, professora Natália Aparecida Soares, estão previstos dois encontros presenciais com oficinas pedagógicas e práticas hídricas, além de um terceiro encontro de socialização das práticas utilizadas. Também serão disponibilizados 20 vídeos-aulas através da plataforma de ensino da Universidade.

Saneamento na Escola

A iniciativa denominada Saneamento na Escola faz parte do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) do Pró-Sinos. “Nosso objetivo é levar a temática do saneamento básico e da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos para dentro das escolas, além de oportunizar o debate sobre esse tema de enorme relevância a toda a comunidade escolar”, observa o presidente do Consórcio e prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues. 

As ações têm relação com os quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos. “A ideia é que a comunidade escolar se torne multiplicadora e a escola um espaço de sensibilização ambiental e de mobilização da sociedade”, destaca Deise.

Somente em 2022, as ações do programa Saneamento na Escola alcançaram pelo menos 20 mil pessoas, 32 escolas e 64 professores. “Foi um ano muito positivo e a nossa expectativa em 2023 é ampliar ainda mais essa participação, ajudando a despertar a preocupação com essas questões fundamentais”, projeta a coordenadora.

Entre as diversas atividades por meio do programa para sensibilizar a comunidade sobre a conservação e a manutenção da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos estão, por exemplo o incentivo à gestão correta de resíduos sólidos domésticos e à coleta seletiva, além do cultivo de composteiras nas escolas, cultivo de hortas e estímulo à redução de consumo de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima