Pró-Sinos debate projetos e apresenta metas para o biênio 2023/24

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (5/4), com a presença de prefeitos e representantes dos municípios consorciados, o Pró-Sinos apresentou o planejamento estratégico para a gestão 2023/24 e tratou de programas em andamento nas áreas técnicas e de educação ambiental, entre outras questões. O encontro ocorreu em Sapucaia do Sul e foi comandado pelo presidente da entidade e prefeito Volmir Rodrigues.

“Temos dialogado de forma permanente com os municípios para aproximá-los cada vez mais do Consórcio e para colocar diversos projetos e serviços à disposição, com foco na recuperação ambiental da Bacia do Rio dos Sinos. Temos metas ambiciosas para esses próximos dois anos e acreditamos que será possível alcançar importantes resultados”, projeta o presidente do Pró-Sinos.

Um dos temas abordados na assembleia foi a situação da parceria com a Caixa Econômica Federal para a estruturação da concessão da gestão de resíduos sólidos urbanos, que envolve 15 municípios, e cujas reuniões envolvendo o Grupo Técnico criado com os representantes das cidades estão ocorrendo, assim como visitas para conhecer experiências relacionadas ao tema. A expectativa é finalizar o processo ao longo do ano que vem com a escolha da empresa que ficará responsável pela execução dos serviços por cerca de 20 a 30 anos.

Vários objetivos foram listados pela equipe do Consórcio para os próximos dois anos. Entre eles estão a inserção de novos municípios ao Pró-Sinos e o fortalecimento do relacionamento com os atuais; a disponibilização de mais serviços técnicos aos consorciados; a consolidação de programas de educação ambiental como o Saneamento na Escola, o EducAÇÃO, o Escola Recicla Mais (coleta de resíduos de eletroeletrônicos), o Concurso Literário Encantos do Rio dos Sinos, entre outros, de modo a alcançar um público de pelo menos 90 mil pessoas ao longo do ano dentro dessas e das demais atividades na área.

Outra novidade foi o anúncio de um termo de colaboração entre o Consórcio Pró-Sinos e o Consórcio Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre). A parceria irá disponibilizar aos municípios consorciados ao Pró-Sinos uma série de serviços que são oferecidos pelo Consórcio Granpal. Além disso, na ocasião, foram aprovadas as contas do Consórcio referentes a 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima