Concurso literário Encantos do Rio dos Sinos – Pró-Sinos

O Concurso tem o objetivo de promover o olhar sensível para o Rio dos Sinos e seus afluentes, através da construção cultural entre os espaços formais e não formais, possibilitando diferentes formas de expressão da linguagem, que resgatam e registram a importância do Rio para a região, promovendo assim a conscientização ambiental nestes diversos espaços.

No ano de 2023 as obras foram divididas em três categorias: Desenhos; História em quadrinhos; Poema livre e Textos narrativos, o concurso foi aberto às comunidades de municípios da Bacia do Rio do Sinos, onde os participantes poderiam se inscrever e enviar uma produção em cada uma das quatro categorias, não sendo possível participar mais de uma vez em cada categoria.

As produções foram selecionadas por uma comissão avaliadora formada por 10 pessoas ligadas ao meio educacional, as 3 produções mais bem pontuadas, de cada categoria pelos avaliadores, foram para votação popular que ocorreu de forma online na página do Facebook do Pró-Sinos entre os dias 16 e 13 de agosto.

Os trabalhos finalistas receberão certificados de participação, terão as produções publicadas no SITE e nas mídias sociais do Consórcio através de um e-book e serão convidados a apresentarem sua obra no Seminário Bianual de Educação Ambiental do Pró-Sinos que será realizado no mês de outubro. Os participantes receberão ainda, em uma cerimônia de premiação, medalhas de participação conforme categoria, camisetas do concurso, troféu conforme categoria e premiação surpresa.

O presidente do Consórcio Pró-Sinos e prefeito de Sapucaia do Sul Volmir Rodrigues ressalta a relevância de promover esse olhar das comunidades para as questões relacionadas a Bacia do Sinos, acrescentou ainda em sua fala que, somente através da reflexão sobre os impactos que causamos a esse ecossistema, poderemos fomentar novos hábitos de conservação e manutenção de nossas águas da bacia.

O concurso contou com a participação de 145 pessoas inscritas, entre os municípios de Campo Bom, Rolante, Sapucaia do Sul, Portão, Nova Hartz, Canoas, São Leopoldo, Santo Antônio da Patrulha e Novo Hamburgo.

Os vencedores e suas colocações do Concurso Encantos do Rio dos Sinos – Edição 2023 são:

Categoria Desenho:

1º SARAH MACHADO – OBRA: PÔR DO SOL ÀS MARGENS DO RIO – Portão (416 curtidas)

2º MARYA GABRIELLA DE MORAES – Obra: PRESERVE AS CORES DO RIO DOS SINOS – Campo Bom (149 curtidas)

3º ANDRESSA DA ROSA BECKER – Obra: OS OLHARES PARA O RIO DOS SINOS – Campo Bom (140 curtidas)

Categoria Poema livre:

1º VICTÓRIA GABRIELLY FLORES DA SILVA – Obra: A VIDA DO RIO DOS SINOS – Sapucaia do Sul (1,7 mil curtidas)

2º JOÃO PEDRO DALLAROSA – Obra: RIO DOS SINOS: SERENIDADE EM SUAS ÁGUAS – Rolante (653 curtidas)

3º JULIANA TAÍS DE OLIVEIRA – Obra: Rio dos Sinos – Nova Hartz (47 curtidas)

Categoria Texto narrativo:

1º BERNARDO ALVES CAMUNELLO – Obra: RIO DOS SINOS – Campo Bom (65 curtidas)

2º PAULO JUAREZ ORSI – Obra: MINHAS MEMÓRIAS COM O RIO DOS SINOS – Campo Bom (19 curtidas)

3º ERIC KAUÃ DE BASTOS Obra: FLORESCER – O CONTRA GOLPE DA NATUREZA – Nova Hartz (15 curtidas)

Categoria História em quadrinhos:

1º LAVINIA RAFAELY DINIZ MACHADO – Obra: RIO DOS SINOS – Campo Bom (104 curtidas)

2º LUANA SILVEIRA ENGROFF – Obra: O PERFEITO RIO DOS SINOS, COMO ELE DEVERIA SER… – Campo Bom (84 curtidas)

3º TAINA MACHADO FOGAÇA – Obra: RIO DOS SINOS EM APUROS – Campo Bom (67 curtidas)

A equipe do Pró-Sinos parabeniza aos campeões e agradece a todos os participantes. “Ficamos muito felizes pelo resultado e engajamento dos finalistas, mostrando o sucesso do Concurso e a importância de estarmos inseridos nos meios culturais com a temática da Educação Ambiental” relata a Coordenadora de Educação Ambiental Deise Poeta.

PREMIAÇÃO

A premiação do Concurso será realizada no dia 28/08 às 14h no Auditório da Secretaria de Educação de Sapucaia do Sul (SMED). Endereço: R. Estância Velha, 510 – Centro de Sapucaia do Sul – RS, 93210640. Solicitamos aos finalistas a participação se possível para premiação.