Consórcio Pró-Sinos presente na 31ª FEMUCI no município de Esteio

Entre os dias 28 e 29 de setembro,  o Consórcio Pró-Sinos marcou presença, mais uma vez, na Feira Municipal de Ciência e Ideias – FEMUCI, em sua 31ª edição.

A feira se constitui na apresentação de trabalhos de pesquisa realizados pelos estudantes sob orientação de professores nas escolas da rede municipal, estadual e privada do município de Esteio e convidados.

A organização da feira destaca que “a educação pela pesquisa é uma metodologia de ensino que promove a criação independente estimulando a curiosidade, a autonomia, a reflexão, o estudo e as conclusões diante das diversas situações, de forma crítica, construtiva e argumentativa”. A FEMUCI trata-se de uma mostra de trabalhos selecionados nas escolas e instituições de ensino, após as feiras internas, que oportunizam o protagonismo infanto-juvenil diante das diferentes áreas do conhecimento, articuladas ao contexto sociocultural, visando à qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem de todos os envolvidos.

Os participantes e visitantes da feira puderam visitar o estande do Consórcio Pró-Sinos, que contou também com a parceria das organizações EMATER e Corsan. No espaço o Pró-Sinos oportunizou aos visitantes conhecerem mais sobre a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e os serviços de Saneamento Básico através de informativos distribuídos, exposição de como podemos realizar a coleta seletiva e o jogo lúdico “Trilha do Saneamento Básico na Bacia do Rio dos Sinos”. O consórcio também distribuiu sementes de girassol e de manjericão  para fomentar o cuidado com as áreas verdes urbanas.

Como parceiro do evento, o Pró-Sinos  premiou o trabalho destaque “Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente” dos estudantes de 3º ano da EMEB João XXIII, com o título: “Não é brincadeira, mas se aprende brincando.”

O presidente do Pró-Sinos e Prefeito de Sapucaia dos Sul, Volmir Rodrigues, ressalta a importância do fomento ao trabalho de pesquisa na área ambiental a fim de que esta nova geração possa através de suas ideias e descobertas mudar o futuro do planeta.

O Consórcio como instituição que fomenta o desenvolvimento de trabalhos relacionados a temática do saneamento básico e meio ambiente, parabeniza aos vencedores, destaques e participantes pois fica lisonjeado em contribuir em momentos como a FEMUCI.