Consórcio Pró-Sinos esteve junto aos municípios em ações alusivas ao Dia Mundial da Água

Durante as últimas semanas de março, o Pró-Sinos esteve ativamente envolvido em uma série de atividades junto aos municípios em comemoração ao Dia Mundial da Água. Em destaque, nosso painel itinerante “Água: Tratamento, Consumo e Cuidados” foi apresentado, promovendo a conscientização sobre a importância do saneamento básico para a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental. Palestras e vídeos de sensibilização foram realizados para abordar esse recurso vital, enquanto dinâmicas e quizzes educativos envolveram os alunos em discussões interativas.

O mascote do saneamento básico do Pró-Sinos, “Saneco”, marcou presença em algumas dessas atividades, distribuindo informativos e brindes para os participantes, ampliando ainda mais nosso alcance educacional. Confira abaixo um resumo das principais atividades realizadas junto aos municípios em celebração a esta data tão significativa para a vida em nosso planeta:

No dia 18 de março, marcamos presença na Autarquia Águas de Ivoti, no município de Ivoti, onde alunos das EMEF Aroni Mossmann e 25 de Julho participaram de palestras, vídeos e dinâmicas de quiz sobre a importância dos aquíferos.

• Em 19 de março, realizamos uma atividade aberta à comunidade na Praça General Freitas, no Centro de Sapucaia do Sul, expondo o painel itinerante “Água: Tratamento, Consumo e Cuidados”, enquanto o mascote Saneco distribuiu informativos e brindes para tratar sobre o tema.
  • No dia 22 de março, estivemos na Rua Coberta, no Centro de Esteio, expondo o painel itinerante “Água: Tratamento, Consumo e Cuidados” e conversando com alunos e a comunidade sobre a importância do saneamento básico para a qualidade de vida e para o equilíbrio dos ecossistemas. O mascote Saneco também esteve presente para distribuir materiais educativos.

• Em 25 de março, participamos da Primeira Conferência Municipal da Água em Sapiranga, realizada no Plenário da Câmara Municipal, com a presença de alunos e professores locais. A pauta de nossa palestra foi “A Importância Vital da Águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos”. A palestra destacou a relevância crucial das águas da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos  para a vida em toda sua extensão. Apresentando o papel fundamental desses recursos hídricos na sustentabilidade da região, promovendo uma conscientização sobre a necessidade de recuperação e conservação desse precioso recurso natural.
  • No dia 26 de março, foi a vez da Professora Maluquinha falar sobre a importância da água de forma lúdica para os alunos da EMEF Castro Alves e EMEI Minnie, no município de Riozinho.
  • Em 27 de março, a EMEB Eva Karnal, no município de Esteio, recebeu o Pró-Sinos para uma palestra sobre a importância das águas da Bacia do Sinos e o papel de cada um na sua conservação. Palestras, vídeos e dinâmicas foram apresentados aos alunos de 4º e 6º ano, seguidos pela entrega de informativos.

O Pró-Sinos reitera seu compromisso em fortalecer as ações entre os municípios consorciados da bacia e permanece à disposição para futuras colaborações em prol da educação ambiental e da sustentabilidade.