Assessoria aos Municípios nas Ações de Educação Ambiental

Assessoria nas ações de educação ambiental desenvolvidas pelos municípios com apoio técnico e operacional na realização de:

a) Seminários, palestras, formações e atividades pontuais em datas comemorativas (Semana da Água, Semana do Meio Ambiente);

b) Visitas técnicas;

c) Projetos em fase de elaboração e/ou andamento;

d) Exposições educativas em eventos municipais.

As ações são articuladas em conjunto com os representantes de educação ambiental dos municípios, nomeados como interlocutores ambientais. Em 2019 foram realizadas 29 atividades de assessoria, com atuação em 13 municípios e envolvimento de mais de 1900 pessoas.

Em 2020, foram realizadas ações de mobilização através das mídias socias (Facebook e Instagram), com a postagem de cards e vídeos educativos em comemoração ao Mês do Meio Ambiente (01/06 a 30/06) e à Semana Interamericana da Água (25/09 a 03/10). Entre as publicações, foram propostos desafios sobre a correta separação de resíduos e a confecção de composteiras, por meio da #UmDesafioPorSemana. O Grupo dos Escoteiros do Brasil – Região do Rio Grande do Sul foi um parceiro nas ações educativas, atuando na divulgação e mobilização dos jovens. Ao todo, foram 29 postagens nas mídias, entre cards e vídeos, com um alcance de mais de 8 mil pessoas, um engajamento médio de 670 pessoas e 116 fotos compartilhadas pelos participantes.