Pró-Sinos dá início às inscrições para o programa Saneamento na Escola

Escolas podem confirmar participação até o dia 20 de abril.

Começaram nesta segunda-feira (20/3) as inscrições para a segunda edição do Programa Saneamento na Escola, promovido pelo Consórcio Pró-Sinos junto às comunidades escolares. O formulário de adesão foi enviado aos municípios por meio dos interlocutores ambientais de cada município e o prazo de inscrição vai até o dia 20 de abril.

O programa Saneamento na Escola é inspirado no programa português Eco Escolas, e é voltado a escolas municipais de ensino fundamental e de educação infantil de cidades consorciadas ao Pró-Sinos. As ações têm relação com os quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos. “A ideia é que a comunidade escolar se torne multiplicadora e a escola um espaço de sensibilização ambiental e de mobilização da sociedade”, ressalta o presidente do Pró-Sinos e prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues.

Na iniciativa, conforme explica a coordenadora de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Deise Poeta dos Santos, os coordenadores de equipes recebem formação para apoiar no desenvolvimento de atividades que sensibilizem a comunidade sobre a conservação e a manutenção da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, incentivem a gestão correta de resíduos sólidos domésticos e a coleta seletiva, além do cultivo de composteiras nas escolas, cultivo de hortas e estímulo à redução de consumo de água.

No ano passado, o programa Saneamento na Escola envolveu mais de 20 mil pessoas de diversas comunidades dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, mobilizando mais de 30 escolas e mais de 60 professores. A partir das diversas atividades promovidas, as escolas e os alunos com trabalhos mais bem avaliados por uma comissão julgadora recebem troféus, medalhas e certificados. “Em 2022 o programa atingiu os seus objetivos e temos uma expectativa muito positiva para 2023”, projeta Deise.

Tem interesse em inscrever a tua escola para participar? Clique aqui no link de inscrições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima