2º Encontro de Interlocutores Ambientais de 2024

Na quinta-feira, dia 21, foi realizado o segundo encontro de interlocutores ambientais municipais, sediado em Sapucaia do Sul. Durante o evento, a cidade anfitriã apresentou ao grupo os projetos em andamento na área ambiental.

A Bióloga e professora Débora Cristina Schilling Machry compartilhou seu projeto intitulado “Um Sonho de Cícero”, um livro didático multimodal voltado para a multiplicação de práticas educativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a conexão com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Agenda 2030.

O livro é uma obra de educação socioambiental que se baseia nas histórias da família da autora, com enfoque na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.  Contando com ilustrações feitas à mão pela própria autora, destacando os personagens e o meio ambiente. O objetivo é alcançar crianças, jovens e adultos, com o principal propósito de promover reflexões sobre sustentabilidade e a importância da conservação da natureza.

Durante o encontro, também foram discutidas questões pertinentes como o andamento do Programa Saneamento na Escola, cujas inscrições terão início em 01 de abril, e foram esclarecidas dúvidas sobre capacitação em parceria com a Universidade FEEVALE.

O evento contou com a participação da Secretária da Educação do município, Djoidy Iara Richter Felipin, que enriqueceu o debate com sua fala sobre a importância das questões ambientais. O Secretário do Meio Ambiente, representado pelo Coordenador da pasta, Oséias Osório, também marcou presença.

Além dos representantes do município anfitrião, estiveram presentes representantes de São Leopoldo, Campo Bom, Sapiranga, Santo Antônio da Patrulha, Esteio, Canoas, Portão e Igrejinha.

Agradecemos aos nossos interlocutores ambientais do município de Sapucaia do Sul, Viviane Furtado, Loreni Aparecida dos Santos e Oséias Osório, que não apenas acolheram o grupo, mas também apresentaram seus projetos na área, contribuindo para fortalecer a educação ambiental entre os municípios da bacia.