Nesta segunda-feira, 05 de maio, realizamos o primeiro encontro com os professores coordenadores das equipes das escolas participantes do Programa Saneamento na Escola. O encontro foi realizado de forma online para facilitar a participação de todos os envolvidos, considerando o número de municípios participantes.
A reunião teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o andamento do programa, apresentar informações sobre os serviços de saneamento básico e a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, além de oferecer sugestões de atividades pedagógicas relacionadas ao tema mensal.
Neste mês de maio, o tema trabalhado será “Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos”. Ao longo do ano, cada mês trará um tema específico do saneamento básico, ampliando o conhecimento de alunos e professores sobre a importância dessa temática para a saúde pública e o meio ambiente.
Em 2025, contamos com a participação de 63 escolas dos municípios de Portão, Canoas, Campo Bom, Esteio, Sapucaia do Sul, Nova Hartz, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Rolante. A cada mês, realizaremos um novo encontro com os professores coordenadores para apresentar o tema do período, alinhar ações e compartilhar ideias e propostas pedagógicas para a realização das atividades na escola.
Durante o ano, as escolas compartilharão suas ações mensais, que serão divulgadas nas redes sociais e canais oficiais do programa. Ao final do ciclo, todas as atividades serão registradas em um relatório final, que passará por avaliação de uma banca para definir as escolas vencedoras, nas categorias de 1º, 2º, 3º e 4º lugar.
A premiação será realizada no Seminário Bianual de Educação Ambiental do Pró-Sinos que ocorrerá no dia 17 de novembro no IFSul em Sapucaia do Sul.
Este ano, o programa conta com o apoio de importantes parceiros patrocinadores, que irão contribuir com as premiações:
- 🥇 1º lugar: uma cisterna sustentável, patrocinada pelos parceiros Jorge Ely, representante das empresas Casas Sustentáveis, EARQUI Serviços de Arquitetura e Construções LTDA e Luis Francisco Silva Arquiteto.
- 🥈 2º lugar: três kits de lixeiras para coleta seletiva, dois kits doados pelo nosso parceiro Recicle Bem, e um deles já doado pela empresa EGTR Tratamento de Resíduos.
- 🥉 3º lugar: dois kits de composteiras domésticas, oferecidos pela empresa Garden – Meio Ambiente, Urbanização e Infraestrutura.
- 🎖 4º lugar: quatro kits de casas de abelha sem ferrão, também fornecidos pela empresa Garden.
Além dessas premiações, todas as escolas vencedoras receberão troféus personalizados, patrocinados pelos parceiros da empresa Garden, como forma de reconhecimento pelo comprometimento e protagonismo em prol da educação ambiental.
Agradecemos imensamente a participação dos municípios, das escolas inscritas, equipes diretivas, professores, alunos e, em especial, aos nossos parceiros patrocinadores, que tornam possível a realização deste projeto de grande relevância para a promoção da educação ambiental e da qualidade de vida em nossa região.
