Inscrições abertas para o Seminário Bianual de Educação Ambiental

O Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) – Câmpus Sapucaia do Sul será palco, no dia 17 de novembro de 2025, do Seminário Bianual de Educação Ambiental, que neste ano traz como tema “A Educação Ambiental como Pilar para Cidades Resilientes e Sustentáveis”. O evento acontece das 9h às 17h30 e promete reunir educadores, gestores públicos, estudantes, especialistas e lideranças comunitárias em um grande espaço de diálogo e troca de experiências.

Promovido pelo Consórcio Pró-Sinos, por meio do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA), o seminário busca discutir os principais desafios ambientais enfrentados pelas cidades e refletir sobre o papel da educação ambiental na construção de comunidades mais sustentáveis, seguras e preparadas para os efeitos das mudanças climáticas.

Por que participar?

As cidades enfrentam cada vez mais os impactos das enchentes, da poluição hídrica e da degradação ambiental. Nesse cenário, a educação ambiental se destaca como ferramenta estratégica para engajar a sociedade e fortalecer políticas públicas voltadas à resiliência urbana.

O encontro terá painéis, palestras e apresentações de cases de sucesso que abordam temas como:

  • prevenção de desastres socioambientais;
  • importância do saneamento básico;
  • engajamento comunitário em projetos sustentáveis;
  • autonomia de escolas e organizações na promoção da sustentabilidade.

Além disso, o evento será marcado pela premiação do Concurso Literário Encantos do Rio dos Sinos e do Programa Saneamento na Escola, valorizando iniciativas que unem educação e cuidado com o meio ambiente.

Público-alvo

O seminário é voltado a educadores, gestores públicos, estudantes, líderes comunitários, ONGs, especialistas e profissionais da área ambiental e de saneamento, bem como cidadãos interessados em contribuir com soluções coletivas para a sustentabilidade urbana.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e são gratuitas, porém limitadas devido à capacidade do auditório do campus. Por isso, os interessados devem garantir sua participação o quanto antes. 

Período aberto para inscrições de 01 de outubro à 11 de novembro.

Data: 17 de novembro de 2025
Local: Instituto IFSUL – Câmpus Sapucaia do Sul, RS
Horário: das 09h às 17h30

Link para inscrições: https://forms.gle/je6h2e3HBh2DdT8s5

Programação Oficial

09h – 09h30 | Credenciamento e Café de Boas-Vindas
Recepção dos participantes com material do evento.

09h30 – 10h45 | Abertura e Palestra Magna 

  • Presidente do Consórcio Pró-Sinos e Prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues.
  • Coordenadora do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA), Deise Poeta. 
  • Palestra Magna: “O papel da educação ambiental no fortalecimento da resiliência urbana e na transformação das cidades em espaços sustentáveis e saudáveis.”
    • Deputada Federal do Rio Grande do Sul Franciane Bayer – Preside a subcomissão do sistema nacional de educação, participante das Comissões de Educação; sobre o Plano Nacional de Educação 2024-2034 (PL 2614/24); sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais. Recentemente concluiu os trabalhos na presidência da Subcomissão Especial para Acompanhar os Impactos da Tragédia Ambiental sobre a Comunidade Educacional do Rio Grande do Sul.
  • Escritora Sandra Lilian Silveira Grohe – Pós-doutoranda em Educação, Mestra em Educação,  Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande -FURG,  autora do livro “Uma cidade Educa quando Educa: Princípios Orientadores de Educação para a Sustentabilidade.”

11h – 11h30 | Painel 1: Saneamento Básico e Qualidade de Vida
Painelista: Prof. Dr. Marc Francois Richter – Graduado em Química – Doutor em Bioquímica – Professor da Uergs (2003) – orientador de mestrado no PPGAS – Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (2018), organizador do curso de Saneamento Básico e Educação Ambiental junto à rede Araucárias de Educação Ambiental e o COMDEMA.

11h30 – 12h | Painel 2: A Educação Ambiental como Pilar para a Sustentabilidade
Painelista: Arlinda Cézar Matos – Presidente do Instituto Venturi para Estudos Ambientais, formação em Ciências Biológicas, é pioneira em Educação Ambiental no Brasil desde 1998. Com passagem pela University of California, Berkeley e Davis, retornou ao Brasil determinada a fortalecer a presença da educação ambiental nas escolas públicas.

12h – 13h | Intervalo para Almoço

13h – 13h30 | Recepção ao público

13h45 – 14h15 | Painel 3: Educação Ambiental para a Prevenção de Desastres Socioambientais
Painelista: Danielle Paula Martins Feevale – Doutora em qualidade ambiental, Mestre em Geografia. É professora da Universidade Feevale e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental, lidera o Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade e coordena o Projeto Institucional Proext-PG/Capes na mesma Universidade. Também é membro do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do estado do Rio Grande do Sul.

14h15 – 14h45 | Painel 4: Engajamento Comunitário e Soluções Coletivas

  • Alessandro dos Santos Alves – Fundador e Presidente da Cooperativa de Trabalho e Renda Univale, presente nos município de Esteio, Estância Velha, Novo Hamburgo e São Leopoldo.
  • Tassia Adriana Rodrigues – Vice presidente da Cooperativa Coolabore, recicladora, estudante de Gestão Ambiental pela Unisinos, 13 anos de experiência no cooperativismo, integrante do Coral Cata Vida, levando educação ambiental através da música.

14h45 – 15h | Coffee Break

15h – 15h15 | Apresentação Cooperativa Coolabore – Coral Cata Vida

15h15 – 16h15 | Painel 5: Autonomia das Escolas e Organizações na Promoção da Sustentabilidade
Apresentação de cases de sucesso dos municípios: Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Campo Bom e Canoas.

16h15 – 17h30 | Premiação e Encerramento – Diretor Geral do Pró-Sinos – Cássio
Ricardo Ferreira e Equipe Pró-Sinos

Entrega simbólica das premiações do Concurso Literário Encantos do Rio dos Sinos e do Programa Saneamento na Escola.

Rolar para cima