Consórcio Pró-Sinos, através de seu Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA), mobiliza mais de mil alunos em ações educativas durante o Mês do Meio Ambiente

Durante o mês de junho, em alusão ao Mês do Meio Ambiente, o Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA) – Pró-Sinos promoveu uma série de atividades educativas e culturais nos municípios consorciados, envolvendo 13 escolas, 7 municípios e impactando diretamente 1.124 estudantes da rede pública.

As ações foram realizadas ao longo de todo o mês, com palestras, vídeos educativos, dinâmicas, distribuição de brindes (sementes de girassol) e a parceria e participação especial da Professora Maluquinha (Chris Oliveira) e seu parceiro o mùsico Six (Six Corrêa), e do mascote Saneco, que animou e sensibilizou os alunos sobre temas essenciais como poluição plástica, emergência climática, saneamento básico e destinação adequada dos resíduos.

Educação ambiental em movimento

As atividades foram adaptadas para diferentes faixas etárias e realidades locais, promovendo o engajamento dos estudantes com temas ambientais relevantes à sua comunidade. Confira alguns destaques:

  • Esteio: As EMEBs Maria Marques, Eva Karnal e EMEJA Anísio Teixeira receberam palestras sobre poluição plástica, qualidade das águas de nossos rios, arroios e saneamento, envolvendo turmas do 2º ao 8º ano.
  • Canoas: Ações nas escolas EMEI Olga Machado, EMEB Duque de Caxias e EMEF Paulo VI abordaram o cuidado com a água, resíduos, mudanças climáticas e impactos ambientais no município de Canoas.
  • Santo Antônio da Patrulha: A apresentação lúdica “Reciclando com Histórias”, em parceria com a Professora Maluquinha e o músico Six, encantou mais de 250 alunos com contação de histórias e músicas educativas envolvendo o tema da destinação adequada de resíduos, proteção ao meio ambiente e a importância do brincar.
  • Parobé: A EMEF Ana Maria Fay discutiu os impactos dos resíduos nos ecossistemas da Bacia do Rio dos Sinos.
  • Nova Hartz: Com mais de 360 alunos atendidos, as escolas Pastor Wartenberg e Primavera trataram da poluição plástica e suas consequências nos ambientes naturais e, seus impactos para a região da bacia do Sinos.
  • Portão: A EMEF Afonso Gomes de Carvalho promoveu debates sobre a água e o impacto da má gestão dos resíduos na região.
  • Sapucaia do Sul: A EMEF Vanessa Ceconet integrou conteúdos de poluição hídrica e ações de preservação com o apoio do Saneco.

Essas atividades fortaleceram o compromisso do Pró-Sinos com a formação de uma consciência ambiental desde os primeiros anos escolares, aproximando os estudantes das realidades ambientais da Bacia do Rio dos Sinos.

A Primeira edição do Concurso de Desenho da Semana do Meio Ambiente mobilizou escolas e comunidades da região.

Outro grande destaque do mês foi a 1ª edição do Concurso de Desenho da Semana do Meio Ambiente 2025, com o tema “Combate à Poluição Plástica e Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”.

O concurso teve como objetivo estimular a reflexão sobre os problemas ambientais por meio da expressão artística, convidando estudantes e membros da comunidade a representarem ações, ideias e soluções para um futuro mais sustentável.

Realizado entre 19 de maio e 2 de junho, o concurso recebeu mais de 250 desenhos inscritos, envolvendo participantes de 12 municípios consorciados. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora, considerando critérios como criatividade, clareza da mensagem e originalidade.

Conheça os vencedores:

Categoria Educação Infantil:

  • Pietro Gabriel Estrasulas de Carvalho (Canoas) – “Eu amo as tartarugas”
  • Malu Eduarda Machado Wentz (Capela de Santana)
  • Murilo dos Santos Lazzaretti (Rolante)

Categoria 1º ao 5º ano:

  • Lavínia Eduarda Job Angeli (Rolante) – “Poluição”
  • Adrielly Carvalho Almeida (Portão)
  • Gabrielly Caroline Nunes (Capela de Santana)

Categoria 6º ao 9º ano:

  • Stheffany Vieira de Souza (Sapiranga) – “A balança da vida”
  • Alice Souza Martins (Nova Hartz)
  • Eduarda Foscarini de Oliveira (Campo Bom)

Categoria Comunidade (acima de 18 anos):

  • Dantara Stamado Ordovás (Porto Alegre) – “Cardume plástico”
  • Maria do Rosário Vargas da Silva (Capela de Santana)
  • Eronilda de Oliveira Dermann (Esteio)

Os vencedores tiveram seus desenhos divulgados no site e nas redes sociais do Pró-Sinos, e os finalistas integrarão uma galeria virtual. Todos os participantes receberam certificados de participação, reforçando o papel da arte na educação ambiental.

Essas ações reforçam o compromisso do Pró-Sinos com a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade, a partir da educação, da arte e da mobilização social.

Agradecemos às escolas, municípios, alunos, professores e demais parceiros que estiveram conosco ao longo deste período. Cada colaboração foi fundamental para o sucesso das ações realizadas e para o fortalecimento da educação ambiental em nossa região. Seguimos juntos, semeando consciência e construindo um futuro mais sustentável!

Rolar para cima