Corredores Ecológicos
Com o objetivo de preservar uma faixa de vegetação de mais de 9km, o Consórcio Pró-Sinos lidera estudo para a criação de corredor ecológico entre o Rio Gravataí, seguindo as áreas ainda preservadas e os vazios urbanos adjacentes ao Arroio Brigadeira, passando pela Fazenda Guajuviras, até o Arroio Sapucaia. Nessa etapa, a iniciativa abrange os municípios de Cachoeirinha, Canoas e Esteio. Na segunda fase, as cidades de Gravataí e Sapucaia do Sul também devem integrar o projeto.
A pedido do Ministério Público, o Pró-Sinos iniciou o trabalho em 2019, fazendo a articulação entre as equipes técnicas dos municípios com objetivo de proteger a diversidade biológica ainda existente na malha urbana, em especial as Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) nas margens de arroios, áreas verdes e banhados.
Após mapeamento das áreas de interesse, há a proposta de alteração das leis dos Planos Diretores dos municípios, instituindo Zona de Especial Interesse Ambiental (ZEIA) nas áreas abrangidas pela poligonal do corredor.
Os corredores ecológicos
Um corredor ecológico é uma faixa ou extensão territorial de ecossistema biologicamente prioritário que conecta fragmentos de habitats, visando facilitar o movimento de animais e a dispersão de sementes e genes entre eles, promovendo assim a manutenção da biodiversidade e dos processos ecológicos em paisagens fragmentadas. O conceito é um instrumento de gestão e planejamento para combater os efeitos negativos da fragmentação ambiental, como o isolamento de populações, e para garantir a conservação da natureza.