Formação e Oficinas Temáticas

As atividades de formação envolvem conceitos teóricos e práticos, e são destinadas a professores e alunos, gestores municipais e grupos da sociedade civil (lideranças comunitárias, associações de bairros, agentes mirins, coletivos educadores, etc). Ao longo do ano de 2019 foram promovidas 20 capacitações de agentes multiplicadores, entre formações e oficinas temáticas, com um total de 72 horas de formação e tendo a presença de mais de 650 pessoas.

Em 2020, foram realizadas duas atividades presenciais de capacitação e duas atividades online, tendo a participação de jovens, professores e servidores municipais. As ações tiveram como foco a Gestão de Resíduos Sólidos; Saneamento Básico na prática; e Gestão Ambiental no trabalho. O Pró-Sinos ofertou, ainda, outras quatro capacitações online e abertas ao público, abordando temas como: Conceito Lixo Zero; Esgoto e Covid-19; e Monitoramento da qualidade da água.

Por meio de uma parceria com a Universidade Feevale, foi promovido também um Curso de Formação de Professores em Saneamento Básico, como resultado da integração entre o Programa “Saneamento na Escola”, que previa uma formação de professores, e o Programa de Extensão “Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Sinos”, da Feevale. O curso online e gratuito contou com a inscrição de 170 professores, de 18 municípios da Bacia dos Sinos. A formação contemplou os quatro eixos do saneamento e foi realizada entre os meses de agosto e novembro, por meio da disponibilização de 13 videoaulas, 6 encontros de discussão online, exercícios EaD e produções docentes, totalizando 40 horas. Além das videoaulas, foi disponibilizado um documento com sugestões de atividades para as escolas e vários materiais informativos para auxiliar os professores nas ações de educação ambiental.

Além disso, a Educação Ambiental do consórcio ministrou um Curso de Formação em Gestão de Resíduos Sólidos para os professores de Santo Antônio da Patrulha, como parte da implantação do Projeto de “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos” do município. A formação foi dividida em quatro encontros virtuais, durante os meses de agosto e novembro, transmitidos pelo canal do projeto no YouTube. A atividade teve a parceria da FURG, por meio do campus FURG-SAP e do Polo Universitário Santo Antônio.

Temas:

Coleta seletiva e logística reversa

Conteúdo: Gestão de resíduos sólidos domésticos; Consumo consciente e 5 R’s; Responsabilidade compartilhada; Coleta seletiva, triagem e reciclagem dos resíduos recicláveis; Compostagem doméstica; Disposição dos rejeitos em Aterros Sanitários; Resíduos de Logística reversa.

Logística reversa de resíduos de medicamentos

Conteúdo: Descarte incorreto de medicamentos; poluição e impactos na água e no solo; classificação dos resíduos e tipos de medicamentos que podem ser descartados; legislação ambiental e logística reversa.

Saneamento Básico

Conteúdo: Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos; Serviços de saneamento básico; Tipos de poluição da água e doenças de veiculação hídrica; Abastecimento e tratamento da água; Usos da água, reuso e desperdício; Ligação de esgoto e tratamento na ETE; Tratamento por fossa séptica e filtro; Práticas para um saneamento básico adequado.

Limpeza de reservatórios de água

Conteúdo: Abastecimento e tratamento da água; Uso da caixa d’água; Vedação, limpeza e desinfecção; Como realizar a limpeza, cuidados e frequência.

Manejo das águas pluviais e Drenagem urbana

Conteúdo: Ciclo da água e bacia hidrográfica; Tipos de solo e mata ciliar; Escoamento superficial e redes de drenagem; Conceitos de drenagem urbana; Causas e consequências das inundações.

Compostagem doméstica

Conteúdo: Gestão dos resíduos orgânicos e disposição final; Ciclo da matéria orgânica; Tipos de compostagem; Como confeccionar um minhocário de balde; O que pode e não pode colocar no minhocário; Forma de manejo da composteira.

Rolar para cima