Pró-Sinos inaugura nova sede no município de Esteio

No ano em que completa 15 anos de atuação, o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos) passa a contar com sede própria, localizada em Esteio. A inauguração do prédio, que fica no encontro da Rua Rio Grande com a Avenida Brasil, ocorreu na tarde desta quarta-feira (28), com a presença do prefeito do Município, Leonardo Pascoal, que está encerrando seu mandato como presidente da entidade. Ele será sucedido pelo prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues.

“Esse é um dia que ficará marcado para sempre na trajetória do Pró-Sinos. Essa é uma obra com recursos próprios, das economias feitas ao longo dos últimos anos, e que vai contribuir para aperfeiçoar o trabalho do consórcio, além de ir ao encontro dos princípios e valores da entidade, relacionados à preservação ambiental”, destacou Pascoal.

A sede administrativa foi construída numa área cedida pela Ambiental Metrosul e teve custo de R$ 882 mil. Possui uma área construída de cerca de 120 m², mais ambiente aberto e cobertura de cerca de 70 m². No local, funcionava uma estação de tratamento de esgoto, que foi descontaminada e adaptada para a obra.

A área foi aterrada e recebeu módulos habitáveis feitos a partir de sucatas de contêineres que foram restaurados e reaproveitados, necessitando de ajustes como isolamento térmico e revestimento interno. Dois contêineres maiores foram utilizados para a área do escritório e outros dois menores para o setor onde fica a cozinha e uma sala de reuniões.

Outra estrutura reaproveitada foi um espaço onde havia um leito de secagem, que foi higienizado e transformado em um espelho d´água, que terá peixes e plantas aquáticas. Também foi reutilizado um tanque onde era feito o tratamento de esgoto na antiga estação, que passará a captar água da chuva para uma cisterna. O complexo contará com painéis solares (fotovoltaicos) para geração de energia limpa e com telhado ecológico verde, o qual ajuda a diminuir a temperatura das instalações.

O Consórcio Pró-Sinos é uma associação pública de natureza autárquica, integrante da administração indireta fundado em 2007, como resposta a um dos mais graves desastres ambientais do Rio Grande do Sul, a mortandade de 90 toneladas de peixes no Arroio Portão, em Estância Velha, e no Rio dos Sinos. Entre suas finalidades estão defender, ampliar e promover a interação, fortalecer e desenvolver a capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços públicos de saneamento básico nos municípios que integram o consórcio. O Pró-Sinos, desde sua criação, também realiza estudos de natureza técnica e social acerca nas áreas de meio ambiente e saneamento, desenvolvendo um programa permanente de educação ambiental.

Créditos: Publicação site Prefeitura de Esteio

Fotos: Daniel Nunes Santos