Como parte de sua efetiva atuação a favor dos cidadãos brasileiros, a Assemae promoveu em Anápolis (GO), nos dias 09 e 10 de novembro, o 1º Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais com o Saneamento Básico. O evento reuniu cerca de 200 participantes da região, mobilizando os municípios goianos para a gestão eficiente dos serviços de saneamento.
Segundo o 3º vice-presidente da Assemae, Alessandro Tetzner, que na ocasião representou o presidente da entidade, Aparecido Hojaij, o sucesso do Encontro demonstra o compromisso dos municípios com o saneamento básico de qualidade. “Alcançamos o nosso objetivo de orientar os prefeitos e gestores públicos para a superação dos desafios do setor, colocando o saneamento básico como pauta prioritária das administrações municipais. Além disso, foi uma grande oportunidade de mostrar o suporte oferecido pela Assemae aos municípios associados”, destaca Tetzner.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades que representaram os três entes federativos do Brasil (União, Estados e Municípios), incluindo também parlamentares, secretários de governo, gestores públicos, técnicos e especialistas do setor. A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Rodrigo Sérgio Dias; deputado federal pelo estado de Goiás, Alexandre Baldy; prefeito de Anápolis, Roberto Naves; presidente da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago), Jalles Fontoura (representante o governador de Goiás, Marconi Perillo); presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Goiânia (AGR), Paulo César Pereira (representante do prefeito de Goiânia, Iris Rezende); e pelo prefeito de Rialma (GO), Frederico Vidigal (representante da Associação Goiana de Municípios – AGM).
A partir do tema “Faça mais que o básico em seu município”, a programação debateu sete mesas-redondas, orientando os participantes sobre o papel dos municípios na gestão dos serviços de saneamento básico. Entre os assuntos abordados, destacam-se a criação de consórcios de resíduos sólidos, a contribuição da regulação para a melhoria do setor, os procedimentos de elaboração dos planos municipais de saneamento, o controle de qualidade da água, e o Programa Nacional de Saneamento Rural.
A iniciativa recebeu o patrocínio da Funasa, além do apoio institucional da AGM, Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás (CORSAP/DF/GO).
Municípios de Goiás presentes no Encontro: Anápolis, Rialma, São Miguel do Araguaia, Mossâmedes, Terezópolis, Santa Rita do Novo Destino, Goiânia, Vicentinópolis, Quirinópolis, Bom Jardim de Goiás, Iporá, Buriti Alegre, Abadia de Goiás, Teresina de Goiás, Uruaçu, Goianésia, Itapuranga, Jandaia, Cidade de Goiás, Padre Bernardo, Ouro Verde de Goiás, Abadiânia e Jussara.