Seminário Bianual de Educação Ambiental – Pró-Sinos

Seminário Bianual de Educação Ambiental - Pró-Sinos

O Consórcio Pró-Sinos realizou nesta segunda-feira, 16 de outubro, seu Seminário bianual de Educação Ambiental, por meio do Programa Permanente de Educação Ambiental (PPEA), com o tema “Resíduos: Impactos e Soluções”. O evento teve como objetivo discutir os impactos, fomentar soluções relacionadas aos resíduos sólidos urbanos e enfatizar o papel fundamental da educação ambiental nesse contexto. O seminário contou com a presença de figuras de destaque nas áreas educacional, técnica e econômica relacionadas ao tema.

Pela manhã, o seminário contou com as contribuições dos ilustres convidados:

Volmir Rodrigues – Prefeito de Sapucaia do Sul/Presidente do Consórcio Pró-Sinos, abriu o seminário e enfatizou a relevância da educação ambiental ser integrada desde o início do processo de ensino-aprendizagem. Ele também reafirmou como o projeto de concessão dos RSU irá impactar positivamente os quinze municípios envolvidos da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.

Udo Sarlet – Diretor Nacional do Patrimônio Cultural da ANAMMA, apresentou um painel sobre “O Papel das Cooperativas de Catadores na Construção de um Futuro Sustentável”.

Mariela Secchi – Coordenadora da Assessoria de Educação para a Sustentabilidade – SEMA, apresentou painel sobre “Educação Ambiental e Resíduos Sólidos: Construindo um futuro sustentável”.

Hener de Souza Nunes Júnior – Diretor Técnico do Consórcio Pró-Sinos e Karina Nóbrega da Silva – Supervisora da Caixa Econômica Federal, apresentaram painel sobre “Projeto de Concessão para Gestão dos RSU dos Municípios da Bacia”.

Alessandro dos Santos Alves – Presidente da Cooperativa de Trabalho e Renda Univale, apresentou painel sobre “Onde há oportunidades, há esperança!”

À tarde, o seminário contou com as contribuições dos ilustres convidados:

Arlinda Cézar Matos – Presidente do Instituto Venturi para Estudos Ambientais e Jeferson Alberton – Gestor do Programa Reciclar é fazer Mágica, apresentaram painel sobre “Educação Ambiental como Instrumento da Economia Circular”.

Christiane Oliveira “Professora Maluquinha” – Idealizadora do Projeto Reciclando com Histórias e Eduardo Gasparoni – Especialista em Metodologia de Ensino de Música e Musicoterapia, apresentaram o painel “Reciclando com Histórias”.

Irma Niederaurer – Gestora Administrativa da Coopertec e Crispim Soares – Presidente da Coopertec, apresentaram painel sobre “Logística Reversa e os Benefícios na Área Ambiental e Social”.

Cooperativa Coolaborenh “Coral Cata Vida” Sob a regência do professor de música Paulo Gambim, apresentou “A Reciclagem Através da Música”.

O Seminário foi encerrado com a participação dos finalistas do Concurso Literário Encantos do Rio dos Sinos e o lançamento do e-book elaborado a partir das produções dos finalistas. O e-book estará disponível em nosso site para visualização.

O seminário contou com 158 participantes inscritos das cidades de Sapucaia do Sul, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Campo Bom, Nova Hartz, Sapiranga, São Leopoldo, Porto Alegre, Glorinha, Ivoti, Bento Gonçalves, Igrejinha, Santo Antônio da Patrulha, Nova Santa Rita, Portão, Dois Irmãos, Riozinho, Rio de Janeiro, Serafina Corrêa, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Torres, Piraquara, Canela, Parai, Três Coroas, Carlos Barbosa, Jaguarão, Garibaldi e Gravataí.

O Diretor-geral do Pró-Sinos, Cássio Ricardo Ferreira, agradece aos parceiros patrocinadores que apoiaram a realização do evento: Instituto Federal Sul-rio-grandense-IFSul – Sapucaia do Sul, Produtora Tri TV Comunicação, Panificadora Líder Pan – Esteio, e Macromix – Sapucaia do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima