Programa Saneamento na Escola

Programa Saneamento na Escola

Encerramento da Edição 2023 do Programa Saneamento na Escola: Uma Jornada de Conscientização

 Após meses de intensas atividades educativas e de conscientização sobre a importância do saneamento básico, chegou ao fim a edição 2023 do programa “Saneamento na Escola”. O programa, que é uma iniciativa do Consórcio Pró-Sinos, através de seu Programa Permanente de Educação Ambiental-PPEA, envolveu 38 escolas dos municípios de Portão, Canoas, Campo Bom, Dois Irmãos, Esteio, Parobé, Sapucaia do Sul, Nova Hartz e Igrejinha, encerra sua 2ª edição com sucesso, deixando um legado valioso para as comunidades envolvidas.

O “Saneamento na Escola” é uma iniciativa que visa promover a conscientização de estudantes, professores e famílias sobre a importância do saneamento básico para a saúde pública e o meio ambiente. Ao longo de 2023, as escolas participantes desenvolveram uma série de atividades e projetos que abordaram questões relacionadas ao tratamento e abastecimento de água, tratamento de esgoto, gestão de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas.

Durante o programa, os estudantes puderam realizar visitas a estações de tratamento de água e esgoto, participar de palestras e workshops ministrados por especialistas na área e elaborar projetos sociais relacionados ao saneamento básico. As escolas também promoveram ações de conscientização nas comunidades, como mutirões de limpeza e campanhas de reciclagem.

A participação de 38 escolas representando diversos municípios da região demonstra o comprometimento das instituições de ensino e de seus alunos em contribuir para a melhoria das condições de vida de suas comunidades. O engajamento e a dedicação de professores e estudantes foram fundamentais para o sucesso desta edição do programa.

O encerramento do “Programa Saneamento na Escola” edição 2023 ocorrerá no dia 05 de dezembro no Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL no município de Sapucaia do Sul, e contará com a presença da Professora Maluquinha, que fará uma apresentação relacionada ao tema proposto pelo programa, diretores de escolas, professores, alunos e seus familiares são esperados para o evento. 

O sucesso do programa é um exemplo inspirador de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa na promoção de mudanças positivas em nossa sociedade. O “Programa Saneamento na Escola” demonstra que, ao investir na conscientização e no envolvimento da comunidade, é possível construir um futuro mais saudável e sustentável para todos.

E é com grande orgulho que anunciamos as escolas campeãs que se destacaram na promoção da conscientização sobre o saneamento básico. Entre as dezenas de instituições participantes, os vencedores desta edição merecem o nosso reconhecimento especial.

1º lugar – categoria “Árvore” – E.M.E.F. Primo Vacchi, com sua equipe “EcoVacchi”, localizada no município de Sapucaia do Sul. 

2º lugar – categoria “Broto” – E.M.E.F. Alfredo Adolfo Cassel, equipe “Sementes do Futuro”, também de Sapucaia do Sul.

3º lugar – categoria “Semente” –  E.M.E.F. Paulo VI, equipe “Ecoagentes Paulo VI”, do município de Canoas.

1º lugar – categoria “Árvore” – E.M.E.I. Denise Bortolini, equipe “EcoKids”, do município de Esteio, mostrando o quão importante é iniciar a conscientização sobre saneamento desde os primeiros passos na educação.

As escolas vencedoras receberão troféus e o selo correspondente à sua categoria, garantindo seu esforço e comprometimento com a causa do saneamento básico. Além disso, os alunos serão agraciados com medalhas e camisetas, celebrando sua dedicação e comprometimento. Para os professores que desempenharam papéis fundamentais no sucesso do programa, certificados e camisetas serão entregues como reconhecimento pelo excelente trabalho realizado.

Ressaltamos que todas as escolas que participaram do Programa Saneamento na Escola merecem nosso aplauso e gratidão. O impacto positivo que cada uma delas teve na conscientização sobre o saneamento básico é inestimável. Como forma de reconhecimento, todas as escolas participantes recebem o selo de participação e certificados, simbolizando seu comprometimento em construir um futuro mais saudável e sustentável para as próximas gerações.

A 2ª edição de 2023 do Programa Saneamento na Escola foi um sucesso e reforça a importância da educação na promoção do saneamento básico. Parabéns a todas as escolas envolvidas por fazerem a diferença em suas comunidades.

Com o encerramento da edição 2023, fica a expectativa de que o programa “Saneamento na Escola” continue a crescer e impactar ainda mais escolas e comunidades nos próximos anos. A conscientização sobre o saneamento básico é um passo fundamental para garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima