Ações de Educação Ambiental Desenvolvidas na Semana Interamericana da Água 2019

Do dia 04 ao dia 11 de outubro ocorreu a XXVI Semana Interamericana da Água e XIX Semana Estadual da Água, por iniciativa da ABES/RS e apoio de diferentes entidades, com o tema: Para onde vai seu esgoto?. O Consórcio Pró-Sinos preparou uma programação com várias atividades educativas nessa semana, mobilizando e promovendo ações nos municípios consorciados. O painel de educação ambiental itinerante do consórcio esteve presente na Casa de Cultura de Esteio, na EMEF Miguel Couto de Nova Santa Rita, na Praça Central de Sapucaia do Sul e na 18º Volksfast de Portão, onde o público pode conversar sobre os serviços de abastecimento de água, esgoto sanitário e drenagem urbana e interagir com os materiais educativos. Também foram realizadas duas formações em Saneamento Básico, uma com o coletivo educador e conselho de meio ambiente de Santo Antônio da Patrulha e outra com o coletivo educador de Parobé, e uma roda de conversa sobre saneamento com o grupo Chimarrão da Amizade, no município de Canoas. O Consórcio participou, ainda, da abertura da Semana Interamericana da Água, no parque de Exposições Assis Brasil, e realizou uma palestra no IX Seminário Água para a Vida, promovido pelo Fórum Regional da Sub-bacia do Arroio Sapucaia. As atividade de educação ambiental do Consórcio atingiram mais de 580 pessoas.

Além das ações desenvolvidas, foi sugerido aos municípios consorciados, a pedido da ABES/RS, que fosse criado um Projeto de Lei para institucionalizar a semana da água nos municípios, como uma forma de mobilização do consórcio e incentivo aos demais municípios do estado. Como resultado, os municípios de Nova Santa Rita, Cachoeirinha, Esteio e Glorinha levaram a proposta de criação da lei para a Câmara. O Consórcio também mobilizou os interlocutores ambientais a realizarem ações educativas durante a semana da água, com destaque para o dia 07 de outubro, que marcou os 13 anos do crime ambiental no Rio dos Sinos. Para relembrar o dia, o município de Portão fez uma atividade educativa no Arroio Portão, fazendo análises sobre a qualidade da água e discutindo sobre o crime ambiental, que teve origem no referido Arroio (Assista o vídeo aqui)

Outros municípios também realizaram atividades, o município de Esteio confeccionou uma escultura de peixe com resíduos que são comumente retirados do Arroio Sapucaia e expôs a escultura em uma das praças do município, com a frase “Aqui é arte, no arroio é lixo”. O Município também fez um mutirão de limpeza nas proximidades do Arroio e sediou o evento de abertura da Semana Interamericana da Água, promovida pela ABES/RS. Já o município de Sapucaia do Sul fez uma instalação do sistema de esgotamento doméstico na Praça central do município, levando um vaso sanitário, uma máquina de lavar, uma pia e um sistema de fossa séptica e filtro, para chamar a atenção do público sobre a temática. O município de Nova Santa Rita fez uma atividade sobre o crime ambiental na escola Paulo Freire, conversando com os alunos e divulgando uma escultura de peixe, confeccionada por um pai de um aluno, através de um projeto da escola de coleta de garrafa PET. O município de Canoas também realizou atividades, expondo materiais no calçadão central do município e promovendo visitas das escolas nas estações de tratamento de água e esgoto, assim como caminhadas próximo as margens do Arroio. Além das ações de educação e mobilização socioambiental mencionadas, os municípios promoveram seminários, rodas de conversa, exposições educativas e entrega de materiais sobre a temática.

Confira aqui algumas fotos da semana da água e um vídeo sobre recursos hídricos elaborado pelo município de Dois Irmãos, que serve de ferramenta