Pró-Sinos promove Seminário de Atualização de Planos de Saneamento

Nos dias 7 e 8 de novembro o Consórcio Pró-Sinos realizará o Seminário de Atualização dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). Na oportunidade, serão revisados os Programas, Metas e Ações a serem desenvolvidos nos próximos 20 anos, com o objetivo de atingir a universalização dos serviços de saneamento básico.

Durante dois dias, técnicos de cada município deverão percorrer as cerca de 500 páginas de cada plano municipal, atualizando dados em vista da situação socioeconômica e demográfica atual e da projeção de evolução futura das cidades. Conforme prevê o projeto, os municípios devem transformar seus planos de saneamento em norma municipal através de ato administrativo. “Essas medidas são especialmente importantes, pois, a partir de 31 de dezembro, as administrações podem ficar sem acesso a recursos federais destinados ao saneamento , caso não instituam seus Planos de Saneamento como Política Pública”, explicou a diretora Geral do ProSinos, Jessica Madril.

A existência de um Plano de Saneamento permite o desenvolvimento de ações coordenadas, com prioridades bem definidas e metas a serem alcançadas.